A Flow poupa às empresas mais de 1 milhão de euros para gerir as frotas de VE
A Flow transfere os volumes de transações de TI para o Oracle Cloud Infrastructure para uma maior segurança e desempenho das frotas de veículos elétricos e dos dispositivos ligados em IoT.
“A Oracle estava totalmente empenhada no sucesso desta transição. O apoio que obtivemos foi incrível. Trabalhar em estreita colaboração neste projeto foi um divisor de águas para nós, algo que não conseguimos encontrar noutro lugar - era mais do que tecnologia. A execução do Flow SMM no Oracle Cloud Infrastructure dá-nos tranquilidade pelo facto de sabermos que as coisas não vão falhar.”
Desafios empresariais
A Flow é uma startup de tecnologia portuguesa com 35 engenheiros e mais de 10 anos de experiência no setor de eletrificação e mobilidade. Após o seu início num grupo de reflexão de investigação, a empresa foi fundada em 2019 através de uma parceria entre a Galp Energia, o principal fornecedor de petróleo, gás e energias renováveis de Portugal, e CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos), uma organização apoiada pelo governo que cria, desenvolve e explora produtos inovadores no domínio da mobilidade sustentável.
A Flow é a empresa que está por trás da pioneira Flow SMM, uma solução global de gestão sustentável da mobilidade que ajuda as empresas a gerir a transição das suas frotas para veículos com baixas emissões ou sem emissões, reduzindo simultaneamente os custos globais da frota e da energia. A plataforma SMM proporciona uma visão integrada dos dados dos veículos e da energia, permitindo aos gestores da frota e das instalações planear e operar uma rede heterogénea de combustão e veículos elétricos, juntamente com a gestão do consumo de combustível e eletricidade.
A Flow SMM planeia, gere e maximiza a utilização sustentável de mais de 5.000 veículos elétricos e estações de carregamento de 5.000 VE em Portugal.
Tendo em vista consolidar a quota de mercado e prosseguir novos objetivos de expansão em toda a Europa e nos Estados Unidos, a empresa precisava de uma infraestrutura cloud adequada que suportasse a recolha, o armazenamento e a segurança dos dados em tempo real recolhidos de veículos elétricos através de dispositivos IoT integrados.
A Flow também precisava de um elevado poder de computação, flexibilidade e capacidade de adaptação oferecidos por uma cloud moderna para executar a sua Oracle Database, bem como as aplicações nativas da cloud e on-premises criadas com tecnologia de código-fonte aberto.
Para gerir o enorme volume de dados gerados por dispositivos ligados a IoT em frotas de veículos, estações de carregamento e fontes de combustível, a Flow precisava de um centro de dados na cloud fiável para simplificar as suas operações e assegurar a previsibilidade de custos, beneficiando também de um desempenho consistente a partir das suas aplicações.
Além disso, para executar aplicações on-premises e nativas da cloud, a Flow teve de cumprir as normas do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) europeu. Isto significava encontrar um fornecedor de infraestrutura cloud com uma rede global de centros de dados que pudesse armazenar dados da empresa e do cliente na União Europeia.
Por que motivo a Flow escolheu a Oracle
A Flow reconheceu rapidamente a oportunidade de expansão transitando para oOracle Cloud Infrastructure (OCI) e as respetivas capacidades de distribuição de carga e registo no diário. A empresa estava especialmente ansiosa para tirar partido dos Clusters de Aplicações Reais da Oracle.
Comparado com soluções de código-fonte aberto ou concorrentes como o Microsoft Azure e o Google Cloud, a OCI ofereceu uma estreita parceria e uma plataforma cloud mais resiliente que era mais fácil de controlar e que tinha uma melhor relação preço/desempenho.
Resultados
Depois de mudar para o Oracle Cloud Infrastructure, a empresa adotou a sua solução Flow SMM nos mercados internacionais ao fornecer elevado desempenho, estabilidade e capacidade de adaptação.
Os clientes da Flow pouparam mais de 1 milhão de euros nos custos da frota e diminuíram a quantidade de dióxido de carbono dispersa para a atmosfera em 5 000 toneladas nos últimos 12 meses.
A mudança para um centro de dados do OCI forneceu uma arquitetura mais robusta e escalável, capaz de gerir dezenas de milhares de dispositivos ligados a IoT com custos reduzidos e previsíveis para a gestão de dados. Também reduziu o tempo necessário para implementar atualizações de aplicações em cerca de 90%.
A transferência de todos os volumes de transações para o OCI permitiu à empresa aumentar a respetiva aplicação, tornando o Flow SMM disponível para mais dispositivos e utilizadores com elevado desempenho.
A Flow utiliza o centro de dados da Oracle em Frankfurt-on-the-Main na Alemanha para cumprir os regulamentos do RGPD relativamente ao armazenamento de informações pessoais identificáveis na Europa.
Para cumprir os planos de maior expansão internacional, a Flow visa aceder a mais tecnologias de redução de custos, tais como a data science e o machine learning da OCI. Também espera implementar o Oracle Analytics Cloud para oferecer aos clientes novos serviços orientados por dados.
Parceiros
O Flow colaborou com o Oracle Consulting para efetuar a transição para o Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Em dez meses, todos os dados e componentes operacionais da empresa foram deslocados para o OCI. Com a assistência do Oracle Consulting, a Flow pôde concentrar-se nas otimizações do produto, em vez de nas tarefas relacionadas com a TI. A empresa pode agora expandir o seu âmbito de serviços sem ter de expandir a sua equipa.