O Software as a Service (SaaS) é um modelo de entrega de software baseado na cloud no qual o fornecedor da cloud desenvolve e mantém software de aplicações cloud, fornece atualizações de software automáticas e disponibiliza software aos seus clientes através da Internet sem subscrição. O fornecedor da cloud pública gere todo o hardware e software tradicional, incluindo middleware, software de aplicações e segurança. Desta forma, os clientes SaaS podem reduzir significativamente os custos, implementar, redimensionar e atualizar as soluções empresariais mais rapidamente do que mantendo sistemas e software on-premises, além de poderem prever o custo total de propriedade com maior exatidão.
No início da década de 2000, a primeira geração de soluções SaaS era isolada, inflexível e concebida para resolver um único problema empresarial. Desde então, o SaaS evoluiu drasticamente. Atualmente, as aplicações cloud modernas podem abranger, e ligar, tudo desde gestão financeira, recursos humanos, compras e processos de cadeia de fornecimento até às soluções comerciais, de marketing, de vendas e de serviços. Outros benefícios de uma solução SaaS moderna e completa incluem:
Na década de 1960, os computadores mainframe estavam ligados a terminais burros que partilhavam o software do mainframe - um sistema de entrega de software conhecido como partilha de tempo. Dado que o custo dos computadores começou a diminuir na década de 1980, muitas empresas criaram a sua própria versão local de partilha de tempo, chamada rede local (LAN). No entanto, a empresa (não o fornecedor de tecnologia) era responsável pelo fornecimento e gestão do hardware e da rede.
Com o advento da Internet na década de 1990, os fornecedores começaram a alojar software e a colocá-lo à disposição dos clientes através da Internet. No entanto, este precursor do SaaS, denominado modelo do fornecedor de serviços de aplicações (ASP), tinha sérias limitações. Por exemplo, cada cliente necessitava da sua própria versão do software, o que significava que tinha de instalar algum software nos computadores dos utilizadores. A configuração era dispendiosa e demorada. E, por fim, as soluções ASP normalmente não ofereciam uma forma de recolher e agregar dados de forma eficiente.
As primeiras soluções SaaS surgiram no final da década de 1990, quando o termo SaaS foi originalmente cunhado. Este novo modelo produziu ganhos de eficiência muito maiores do que o modelo ASP. Uma única instância da aplicação poderia servir vários utilizadores e até mesmo clientes, graças à sua chamada arquitetura de múltiplos inquilinos. A instalação local de software deixou de ser necessária. Além disso, proporcionou uma forma de recolher, agregar e centralizar dados de aplicações valiosos.
Apesar de o modelo de entrega se ter mantido constante desde o início da década de 2000, o SaaS evoluiu significativamente desde as soluções isoladas de primeira geração até aos pacotes SaaS modernos que permitem uma elevada visibilidade em todo o negócio e podem ampliar o poder do SaaS através de tecnologias incorporadas, tais como IA, aprendizagem automática, chatbots, assistentes digitais, IoT, blockchain, realidade aumentada e realidade virtual.
Os fornecedores de software passaram os últimos anos a bombardear profissionais de TI e executivos empresariais com mensagens sobre as vantagens da computação na cloud nas suas várias formas. Algumas destas mensagens visavam os contabilistas e processadores de números, discutindo as vantagens das despesas operacionais (OpEx) em comparação com as despesas de capital (CapEx). Outros visaram a comunidade de TI com mensagens sobre a escalabilidade, a capacidade a pedido e a capacidade da cloud para assumir as tarefas rotineiras da gestão da infraestrutura e permitir que o talento de TI se concentrassem nos problemas empresariais.
Há uma grande dose de verdade em cada um destes argumentos, mas foi dedicada pouca energia a explicar aos gestores de LOB os motivos pelos quais as aplicações empresariais entregues na cloud através do modelo de SaaS, pago por subscrição, não só faz muito sentido, como é fundamental para colmatar o défice de inovação de que os executivos se queixam frequentemente nas suas organizações de TI.
SaaS não é um conceito novo. De facto, as aplicações baseadas na Web fornecidas pelos fornecedores de serviços de aplicações (ASP) são efetivamente anteriores ao conceito de "computação na cloud" tal como hoje o conhecemos. As aplicações iniciais fornecidas através do modelo SaaS focavam-se frequentemente na automatização da força de vendas (SFA), na gestão de relações com clientes (CRM) e na gestão de conteúdos da Web. Atualmente, a Oracle fornece um conjunto completo de aplicações empresariais para planeamento de recursos empresariais (ERP), gestão de portfólio de projetos (PPM), planeamento e orçamentação, relatórios financeiros, gestão de capital humano (HCM), gestão de talentos, vendas e marketing, serviço de apoio ao cliente, redes sociais, marketing social e interação e monitorização social.
Ao contrário do que é oferecido por muitos dos ASP de primeira geração e outros fornecedores de SaaS, as aplicações empresariais SaaS da Oracle são modernas e de nova geração apoiadas pelo nome da Oracle, bem como pelos milhares de milhões de dólares que investiu no desenvolvimento de software e na infraestrutura para criar e fornecer as respetivas aplicações. Se é um gestor do ramo de atividade que procura obter as mais recentes capacidades sem a dor de cabeça muitas vezes associada a atualizações pesadas, vamos aprofundar e explorar os benefícios de aplicações de SaaS.
Desde o início, o modelo SaaS foi concebido para proporcionar um conjunto fundamental de benefícios empresariais relativamente às aplicações on-premises:
Custos iniciais mais baixos | Elimine a necessidade de hardware e middleware adicionais. Reduza os custos de instalação e implementação. Valide e corrija os erros antes de efetuar atualizações aos seus dados principais. |
Custos correntes previsíveis | Elimine custos imprevisíveis de gestão, correção e atualização de software e hardware. Transforme as despesas de capital em despesas operacionais. Reduza os riscos com especialistas a gerir o software e supervisionar a segurança da cloud. |
Implementação rápida | Comece a trabalhar em horas em vez de meses. Ative e utilize as inovações e atualizações mais recentes. Correções automáticas de software. |
Escalabilidade a pedido | Redimensione instantaneamente para responder ao crescimento dos dados ou das exigências transacionais. Reduza as interrupções ao mesmo tempo que mantém os níveis de serviços. |
Embora a redução de custos e a eficiência das TI tenham impulsionado o desenvolvimento de aplicações na cloud de primeira geração, as aplicações modernas SaaS tornaram-se plataformas para a inovação para dar resposta aos desafios competitivos da era digital, tais como:
Em resposta a estes desafios competitivos, um conjunto SaaS moderno pode impulsionar a inovação em toda a empresa ao suportar uma inovação mais rápida, proporcionando experiências de cliente superiores e permitindo melhores decisões empresariais com análises incorporadas e uma visão holística de toda a empresa.
Soluções conectada interempresariais | Conecte e otimize processos empresariais entre departamentos. Obtenha uma visão holística de toda a sua empresa. |
Percursos de atualização mais rápidos e flexíveis | Aceda a novas capacidades trimestralmente. Opte por atualizar à velocidade da sua empresa, não de acordo com o calendário de um fornecedor. |
Personalização fácil | Personalize rapidamente as soluções para as suas necessidades empresariais. Preserve personalizações valiosas através de atualizações. |
Portabilidade de dados | Partilhe e/ou mova dados entre aplicações SaaS, on-premises e da cloud privada. Prepare, visualize e analise rapidamente dados para ver tendências e padrões. Incorpore dados de terceiros para análise avançada. |
Análise incorporada | Aceda aos dados em tempo real. Evite custos em termos de tempo e dinheiro relacionados com a saída de dados. |
Inovação mais rápida, tirando partido de tecnologias incorporadas | Melhore a produtividade com inteligência adaptativa e de aprendizagem automática integradas. Inove de forma rápida e contínua em toda a cadeia de valor com IA, aprendizagem automática, chatbots, assistentes digitais, IoT, blockchain e outras tecnologias emergentes. |
Alguns fornecedores de SaaS simplesmente deslocam o respetivo software on-premises para a cloud e chamam-no de SaaS. Este modelo tem as suas desvantagens e não tira partido integral do modelo de entrega na cloud. De facto, pode ter muitas das mesmas limitações que as soluções on-premises, incluindo faturas de suporte significativas, elevados custos gerais relacionados com TI devido ao mesmo processo de atualização lento, e sistemas desligados, resultando em redução da inovação e da agilidade na sua empresa.
No entanto, um conjunto de soluções SaaS concebido a partir do zero para a cloud pode fornecer:
Dado que a inovação é tão crítica na era digital, as empresas querem tirar partido das mais recentes capacidades. SaaS concebido para a cloud acelera os ciclos de inovação e dá-lhe acesso mais rápido às mais recentes inovações e aplicações. Por outro lado, o modelo SaaS on-premises na cloud requer que aguarde por inovações devido aos ciclos de desenvolvimento mais longos típicos de soluções e aplicações on-premises.
As empresas querem uma solução SaaS que suporte processos da aquisição ao pagamento ou da encomenda ao pagamento na cloud, sem integrações dispendiosas e gestão complexa. Para tornar isso possível, um conjunto SaaS moderno é criado numa única plataforma baseada em normas que inclui um modelo de dados comum à escala da empresa, uma experiência de utilizador unificada (incluindo dispositivos móveis e redes sociais), níveis de segurança partilhados, calendários de releases sincronizados e muito mais.
Descobrir de que forma as soluções de planeamento de recursos empresariais (ERP) na nuvem podem preparar o seu negócio para as exigências do futuro na contabilidade, análise, consolidação, planeamento, compras, projetos e criação de relatórios.
Explorar o Enterprise Resources Planning
O que é o ERP?
O que é o SaaS ERP?
Descubra de que forma as soluções Gestão da Cadeia de Fornecimento e Produção (SCM) da Oracle ajudam a impulsionar a inovação e transformar as cadeias de fornecimento tradicionais em cadeias de valor ágil e integrado.
Explorar o SCM
O que é o SCM?
Descubra como as soluções Oracle Sales vão além da automatização da força de vendas para otimizar os seus compromissos de vendas através de um conjunto abrangente de capacidades que permitem fortalecer as relações com os clientes e promover o crescimento do negócio.
Explorar o Sales
Descubra como os líderes de RH estão a tomar decisões mais rápidas e mais inteligentes com as soluções de recursos humanos da Oracle para impulsionar a interação, a produtividade e o valor comercial para as organizações e as pessoas nas mesmas.
Explorar o HCM
O que é o HCM?
Descubra como as soluções de marketing digital suportam as experiências omnicanal de B2B e B2C para impulsionar as vendas, a marca e a fidelização dos clientes. O Oracle Marketing suporta a automatização de marketing para orquestração em vários canais.
Explorar Marketing
O que é o Marketing?
Descubra como as soluções Oracle Service ajudam a diferenciar a sua marca fornecendo interações automatizadas, personalizadas, omnicanal e orientadas pelo conhecimento e um serviço de apoio a clientes.
Explorar serviços
O que é o serviço de apoio a clientes?
Os especialistas de mercado concordam que o futuro do SaaS é forte. De acordo com um relatório da Gartner de 2017, as vendas de soluções SaaS continuarão a crescer mais de 23% por ano, de 270 mil milhões de USD em 2020 até mais de 332 mil milhões de USD até 2021.
Prevê-se que a inovação nas próprias soluções SaaS contribua para impulsionar esse crescimento, incluindo:
Descubra aplicações SaaS que ajudam a melhorar as interações com clientes, a aumentar a agilidade do seu negócio e a reagir às alterações mais rapidamente do que nunca.